25 de nov. de 2012

Encontro em 28/11/12 as 20:00

Temos estado sem comunicação, mas há novidades que precisamos compartilhar. Várias coisas estão acontecendo. Exponho abaixo as mais importantes. Para apresentá-las ao grupo com mais detalhes, estamos chamando os companheiros da APES para um encontro, ao final desta mensagem.

1. Está ocorrendo uma nova rodada de Audiências Públicas sobre o PPCUB, o Plano de Preservação do Centro Urbanístico de Brasília. Desta vez, as audiências são convocadas pela Câmara Legislativa, para onde o projeto de lei foi enviado para aprovação, pelo GDF. A iniciativa dos deputados, ao abrir novamente a discussão para a sociedade, é muito boa. Estivemos presentes na última das 3 audiências abertas, que já ocorreram. Agora, haverão outras 6 , sendo cada uma delas dedicada a determinada área da cidade. A nossa - Sudoeste - será em 07/12, uma sexta feira, a partir das 9h, no auditório da Câmara Legislativa. Precisamos estar lá. 
Na última audiência, sexta passada, foi interessante presenciar, diante de um auditório lotado, a disposição dos deputados presentes em discutir e encaminhar as reivindicações da comunidade. As audiências anteriores, dirigidas pelo GDF, sempre foram mais desanimadoras, direcionadas e parciais. 

2. Com a presença de 6 companheiros da APES, tivemos uma reunião com a Juíza federal Gilda Maria Seixas, responsável pelo processo mais importante dos 2 que correm sobre a expansão. O encontro, solicitado por nós, foi muito interessante. Fomos bem recebidos e houve uma troca de informações, que, a meu ver, revelam um autêntico interesse da juíza pela questão. Outros companheiros ficaram com uma impressão menos otimista. Em nossa reunião, queremos contar para vocês detalhes desse encontro.

3. A APES protocolou e está cobrando do IBRAM a formalização de nossa parceria com o instituto, responsável no GDF pela administração das áreas de proteção ambiental. Entregamos uma Proposta de Trabalho e foi-nos enviada como resposta uma Minuta de parceria. Faltaria apenas a assinatura do presidente do IBRAM. O processo todo é demorado e bastante enrolado. Queremos mostrar a vocês essa Minuta de Parceria, discutir sua aprovação pela APES e iniciar a preparação de um evento para sua assinatura.

Outros assuntos que trataremos na reunião:
- Houve uma reunião com o novo Superintendente do IPHAN, Luís Galvão, à qual estivemos presentes. A nova direção do IPHAN é contrária ao projeto da expansão.
- A APES contatou a ONG Rede de Sementes do Cerrado e o Centro de Recuperação de Áreas Degradadas, da UnB. Fizemos juntos uma coleta de sementes de sucupira. A idéia é iniciar uma pesquisa sobre o plantio da espécie. 

Convocação
Convidamos participantes e simpatizantes da APES - Associação Parque Ecológico das Sucupiras a comparecerem, na próxima quarta-feira, dia 28/11/2012, a partir das 20h, no Salão de Festas do Bloco B3, na QRSW 8, setor econômico do Setor Sudoeste.

Pauta da Reunião:
1. Informe das ações realizadas pela APES no segundo semestre de 2012; 
2. Articulação para a participação na Audiência Pública que debaterá o Projeto de Lei Complementar nº 52/2012 que “aprova o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília - PPCUB; 
3. Outras providências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário