5 de jul. de 2012

O Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO entregou no final de junho 2012, seu relatório sobre Brasília. A íntegra do documento pode ser lida em:

http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/06/Draft-Decision-BRASILIA-WHC-FINAL.pdf

A condição de Brasília está mantida, com 6 recomendações.

Estivemos com os consultores da UNESCO em sua visita à cidade, ano passado. Apresentamos nossa luta contra a expansão do Sudoeste, destacando a adulteração, pela SEDHAB e o GDF, do mapa de Lúcio Costa no documento Brasília Revisitada. Destaco, traduzidas, duas recomendações que refletem nossas preocupações e nossa luta:


 a) Assegurar que as características originais do espírito e a escala do projeto original concebido por Lucio Costa, que garantem a inscrição na Lista do Património Mundial, serão contempladas no Plano de Preservação do do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB).

 e) Aplicar a legislação para proibir a construção de novos edifícios em áreas non aedificandi definidas no Plano Piloto, e para manter as características de cada escala urbana.

 Com essas recomendações, cabe a nós manter a mobilização e exigir seu cumprimento.

Segue um pequeno relatório das ações realizadas nesses últimos meses, nos quais estivemos sem comunicação.
 1-  Ano passado tivemos a surpresa da notificação da Receita Federal por não haver apresentado a declaração de Imposto de Renda, mesmo sendo isentos. Naquele momento foi necessária a colaboração dos companheiros, a quem novamente agradeço, para pagar as multas decorrentes. Este ano conseguimos apresentar, no prazo, nossa declaração.

 2-  Participamos da última Audiência Pública do PPCUB - Plano de Preservação do Centro Urbanístico de Brasília, no sábado 09/06. Manifestamos novamente nossa indignação pela adulteração do mapa de Lucio Costa e mencionamos o relatório preliminar da UNESCO, que já sugeria respeito ao documento Brasília Revisitada.

 3-  Participamos, em maio, da Audiência do Orçamento Participativo de nossa região administrativa. De acordo com o número de moradores presentes, podíamos apresentar apenas 2 propostas. Defendi a implementação do Parque das Sucupiras. Foi a primeira proposta aprovada. O funcionário do GDF que coordenava a audiência informou que essa sugestão já constava do processo realizado em 2011. Portanto, continuava a ser prioridade do governo e não precisaria ser votada. Mesmo com essa informação, a assembléia decidiu mantê-la, como forma de reforçar o desejo da comunidade. Estavam presentes representantes do setor de oficinas, moradores do setor econômico e da área mais nobre do bairro. Fui eleito delegado do OP, juntamente com outros 3 companheiros. Fui à posse dos delegados, sábado passado, no Museu da República. Consegui falar com o Secretário da Casa Civil do GDF, Swendemberg Barbosa, a quem entreguei um panfleto com nossas reinvidicações.

 4-  Contatamos a Rede de Sementes do Cerrado, ONG que tem um trabalho importante, com diversas publicações e convênios - http://rededesementesdocerrado.com.br/. Queremos iniciar pesquisas sobre o plantio da Sucupira. Como vocês devem saber, a dificuldade para conseguir mudas da espécie é grande. O GDF, por exemplo, não planta Sucupiras. O viveiro da NOVACAP, para onde já levamos muitas sementes coletadas no parque, não consegue produzir mudas. Na próxima terça-feira teremos nosso primeiro encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário